Projeto Político Pedagógico 2014



1-    Introdução

“A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com conseqüente compromisso coletivo”.
(Betini. Geraldo Antônio, A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola).

A Escola de Educação Infantil como um espaço sonhado, organizado para receber as crianças depois de observá-las, de escutá-las atentamente. Travar discussões do melhor a fazer, de como fazer, do possível. Como ultrapassar os limites, ir além, construir e mais ainda, desconstruir e tornar o novo possível?
Rever, tornar a fazer, traçar, planejar e projetar caminhos, atalhos e pontes, o que for necessário para tornar concreto. Assim, é estar junto com crianças pequenas, preparados para surpresas e para surpreender, contando com momentos de encontros para estudos, trocas de experiências, desabafos e crescimentos, de desencontros de ideias, de vontades, de sonhos que somados fazem parte do crescer. Dizem que crescer dói, e assim vamos crescendo um pouco sorrindo, um pouco festejando, um pouco chorando, mas sempre crescendo.
            E é assim que neste ano continuaremos a construir o nosso Projeto Político Pedagógico, ouvindo a todos: educandos, educadores e famílias, todos que fazem parte da comunidade educativa da EMEI Estrada Turística do Jaraguá.

2- AS BASES LEGAIS

2.1- A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - nº 9394/96), em seu art.12 & I, art. 13 inciso I e no art. 14, inciso I e II, estabelece orientação legal de confiar à escola a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar seu projeto pedagógico. A legislação define normas de gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios estabelecidos pelo artigo 14:
I. Participação dos profissionais de educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola;
II. Participação das comunidades escolares e local em conselhos escolares e equivalentes.

2.2- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta Pedagógica: Proposta pedagógica ou Projeto Político Pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.

2.3- O REGIMENTO DA EMEI ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ
Artigo 51 - O Projeto Político-Pedagógico indica o conjunto de decisões definido pela comunidade educativa, consolidado em um plano orientador que expressa o compromisso com o alcance das metas de aprendizagem e desenvolvimento para cada agrupamento na Educação Infantil.
2.4- A ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013
O Projeto Político Pedagógico deve ser um documento dinâmico, possibilitando sempre ser revisitado, apresentando as continuidades das propostas pedagógicas e administrativas, encaminhamentos realizados, dificuldades superadas e outras passíveis de intervenção. Portanto, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento de historicidade da Unidade Educacional.
Assim, se caracteriza como documento de consulta para todos os membros da comunidade escolar, onde resgatamos ideias, registramos os avanços das proposições iniciais, e conseguimos verificar se os novos caminhos propostos já foram ou não trilhados pela Unidade Educacional.
Um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil em consonância com esta normatização deve ser constituído com a proposição de instrumentalizar ao máximo as oportunidades de escuta das crianças, contemplar as dimensões do cuidar e educar, do brincar, da cultura da infância e das culturas infantis.
Salienta-se que instituir processos contínuos de auto-avaliação participativos, assim como visitas aos territórios da comunidade escolar, podem ser ricos instrumentos para fornecer diretrizes na construção das metas a serem alcançadas pela Unidade Educacional, bem como uma valorosa avaliação do percurso trilhado, permitindo redimensionar o Projeto Político Pedagógico segundo o constatado.
  
3- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
3.1- O MEIO
A EMEI Estrada Turística do Jaraguá foi inaugurada no ano de 2008. Está situada à Rua Cachoeiro do Itapemirim, nº 75, Conjunto Habitacional Turística, Bairro Jaraguá – SP.
Foi criada pelo Decreto Municipal nº 48.557 / 2007, de 24/07/2007, publicado no DOC em 25/07/2007, página 01 e com denominação atual determinada pelo decreto nº 48.557 / 2007.
Ato de Autorização de Funcionamento: Portaria nº 4.205, de 3 setembro de 2009, DOC de 4 de setembro de 2009.
Seu atendimento é destinado às crianças de quatro a cinco anos de idade (de acordo com a portaria de matrícula).
A Escola foi construída num terreno cedido pela comunidade do entorno que tem uma história de luta e conquistas, e que compraram a gleba de terra e a dividiram entre os moradores que previram a construção de um Centro de Educação Infantil - CEI, uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, sendo construída no momento, e uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI.
Neste ano a porcentagem de alunos que não residem próximo à escola passou a ser de 55%. Desses, 13% residem no Sol Nascente e utilizam Transporte Escolar Gratuito (TEG)[1].



Pela pesquisa realizada, 61% das crianças utilizam transporte escolar para se locomoverem de casa para a escola e da escola para casa. Isto nos traz duas vertentes, sendo uma positiva e outra negativa. A positiva é que estas crianças são mais assíduas e a negativa é que aumenta ainda mais a distância entre as famílias e a escola, indicando a necessidade da criação de meios para aproximar as famílias da escola e incentivar a participação no Conselho de Escola e na vida escolar das crianças.





Quanto à constituição familiar dos alunos, 74% das famílias são constituídas por pai, mãe, filhos e agregados; 19% dos alunos vivem apenas com a mãe. Uma minoria vive apenas com o pai e 4% com os avôs. Pela pesquisa há diferentes organizações familiares, nos remetendo a reflexões quanto às atividades e organizações da escola respeitando as diferentes estruturas familiares de cada criança.
As casas agregam em média de 4 a 6 pessoas, sendo que 75% das famílias recebem entre 2 e 3 salários mínimos.





Das famílias das crianças que freqüentam a EMEI, 30% ganham entre um ou menos que um salário mínimo e 26% participam de algum programa social do governo, sendo, 21% bolsa família e 5% renda mínima. Os dois programas são vinculados a freqüência da criança à escola. Percebemos que os programas do governo complementam a renda das famílias que recebem entre 1 (um) salário ou menos como se propõe.





3.2- VISITA AO ENTORNO

Conhecer o entorno da Escola, a geografia, as marcas, o percurso dos que estão tão próximos e que muitas vezes não conhecemos. A rotina, a pressa do ir e vir nos deixam sem nomes, rostos, histórias, sem pertencimento e assim, o distanciamento se fortalece e os vínculos tão importantes se perdem. Não é por menos que estudiosos e pesquisadores preocupados com a gestão democrática enfatizam a importância de se conhecer a comunidade, de aproximar as famílias da escola, da participação de fato.
Para isso, é importante abrirmos a escola, facilitar o acesso aos pais, mas também irmos até onde moram as crianças que freqüentam a escola e suas famílias.
Assim, numa manhã chuvosa do mês de março lá fomos nós: diretora, coordenadora, professores, agentes escolares e ATEs, reunindo o maior número de educadores para visitarmos o entorno.
Fomos levados pela condutora escolar Tatiana e o seu esposo condutor Roberto, que se prontificaram a nos levar ao passeio. Durante o percurso a condutora Tatiana descrevia e nomeava os lugares, auxiliada pelas educadoras que residem na região.
Podíamos perceber a geografia da região, pois estamos bem próximo ao Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade. A região caracteriza-se por morros, levando-nos a ora estarmos subindo, ora estarmos descendo e isso explica porque muitas crianças utilizam transporte escolar mesmo residindo próximo a escola. Constatamos as diferenças entre as moradias e as áreas visitadas como demonstra a pesquisa.



  
3.3- MODALIDADES DE ENSINO, ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

A EMEI: Escola Municipal de Educação Infantil atende a crianças de 4 a 5 anos (de acordo com portaria de matrícula) agrupadas em duas etapas: Infantil I e Infantil II.
A escola é organizada em dois turnos de funcionamento para os discentes, sendo:
Turno da manhã: 07h00 às 13h00
Turno da tarde:13h00 às 19h00
            Há três turnos de funcionamento para os docentes:
1º turno: 07h00 às 11h00
2º turno: 11h00 às 15h00
3º turno: 15h00 às 19h00
            A escola possui quatro grupos de estudos coletivos, nos quais os professores que optaram pela Jornada Especial Integral de Formação - JEIF complementam suas jornadas e os professores em Jornada Básica Docente – JBD, jornada inicial dos professores ingressos na Educação Pública Municipal, podem optar em participar do Projeto Especial de Ação - PEA.
            O prédio tem dois pavimentos. Piso superior com 8 salas: duas salas são de uso coletivo (uma sala de informática educativa e uma sala multiuso denominada Sala Encantada, organizada para contação de histórias, teatro de fantoches, música, dança, dramatização, dentre outras atividades) e seis salas para as turmas de infantil I e II. Ainda um almoxarifado e dois banheiros infantis. No térreo temos a sala da direção, sala da coordenação, a secretaria, a sala dos professores, a copa, o refeitório, a cozinha onde são feitas as refeições, um banheiro infantil, um banheiro adaptado para cadeirantes, quatro banheiros de uso adulto e uma área de serviço.
            As crianças realizam duas refeições na unidade, sendo o lanche próximo ao horário de entrada na escola e o almoço ou jantar próximos ao horário da saída.

3.4- RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
A escola conta com computadores para uso das crianças e professores para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Os docentes contam com um computador na sala dos professores para planejamento e registro da documentação pedagógica.
Na parte administrativa são quatro computadores, uma impressora que imprime em preto e branco e uma colorida. Cada sala de aula dispõe de uma câmera fotográfica digital, brinquedos pedagógicos (monta tudo, quebra-cabeças, fazendinhas, jogos diversos, brinquedos simbólicos, fantasias e outros), um acervo de livros infantis, um aparelho de TV e um aparelho de som portátil, além de mídias (DVDs e CDs) infantis.
No espaço externo tem a área do parque com uma casinha de madeira com escorregador, gangorra e balanço, um tanque de areia com cobertura, três balanços e dois gira - giras.

3.5- RECURSOS HUMANOS

            A EMEI Estrada Turística do Jaraguá é composta pelos seguintes agrupamentos humanos conforme suas funções e/ou contribuições para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem desta instituição.
  

3.5.1- ORGANOGRAMA DAS FUNÇÕES DA ESCOLA




3.5.2- RECURSOS HUMANOS
1-    Discentes;
2-    Pessoal Docente;
3-    Pessoal Não Docente;
4-    Conselho Escola;
5-    Outros Parceiros

3.5.2.1- CRIANÇAS/ DISCENTES
            A escola neste ano de 2014 possui um total de 357 alunos, sendo que 189 pertencem ao Infantil I e 168 ao Infantil II. Neste ano há um esvaziamento do turno da manhã, com número de crianças matriculadas no Infantil I abaixo da média, sendo que os Infantis II dos dois turnos estão completos e os Infantis I do turno da tarde também estão completos.
             Percebemos que a opção pelo turno da tarde é preferencial, alguns pais que trabalham fazem a opção por necessidade, caso contrário, optariam por outro horário. Alegam que às sete horas é muito cedo para as crianças entrarem na escola e as crianças que utilizam transporte escolar precisam acordar antes das seis horas e no inverno, isso é ainda mais difícil para os pequenos
3.5.2.2- PESSOAL DOCENTE
CLASSES/TURMAS 2014

5A
5B
5C
5D
6A
6B
MÓDULO
Profª
Dorotéa
Profª
ELAINE
Profª
CLAUDIA
Profª
   LILIAN
Profª
EUNICE
Profª
SIMONE
Profª
1-TATIANA
2-JULIANE
I
    5ª/5E
5B/5F
5C/5G
5D/6C
6A/6D
6B/6E
MÓDULO
Profª
Dorotéa
Profª
MARILSA
Profª
TATIANA
Profª
CÁTIA
Profª
EUNICE
Profª
SIMONE
Profª
1-MYRIAN
2-JOSILMA

    
5E
5F
5G
6C
6D
6E
MÓDULO
Profª
ROSANA
Profª
ROSILAINE
Profª
    DILMA
Profª
MÁRCIA
Profª
  NANCY
Profª
  ELIANE
Profª
1-ANDREIA
2-CILENE

3.5.2.3- PESSOAL NÃO DOCENTE
Equipe Gestora
 Diretora: Cibele
Assistente de Direção: Mônica
Coordenadora Pedagógica: Eliana
Supervisora Escolar: Viviane
Quadro de Apoio
 Auxiliar Técnico Educacional - ATE: Suely e Sônia.
Agente Escolar: Elza, Sumara, Terezinha, Jucélia e Rita.
 Agente de Apoio (Vigia): José Edísio                                   
Equipe Terceirizada
Coan (merenda escolar): Luciene, Vilma e Irailde.
CORLINE (limpeza): Josicleide, Silvania, Valdeme, Deibia e Francineide.
Transporte Escolar Gratuito - TEG: Edmilson
3.5.2.4- CONSELHO DE ESCOLA
O Conselho de Escola é um colegiado de natureza consultiva e deliberativa, constituído pelo Diretor de Escola, membro nato, representantes eleitos das categorias de servidores em exercício nas Unidades Educacionais, dos pais nos termos da legislação em vigor, as diretrizes e metas da política educacional e demais diretrizes contidas na Portaria Nº 5.941 de 15/10/13 e no Regimento da Unidade Escolar.
Parágrafo Único - A atuação e representação de qualquer dos integrantes do Conselho de Escola visará ao interesse maior dos educandos, inspiradas nas finalidades e objetivos da educação pública da Cidade de São Paulo.

3.5.2.5- Parceiros
            Como consta no Regimento Interno realizamos mapeamento dos equipamentos de saúde, esporte e cultura da região e a articulação das ações dos mesmos com a EMEI, num primeiro contato conseguimos articular algumas ações com os seguintes equipamentos da comunidade local:

·                    Unidade de Saúde Básica - ou Postos de Saúde são locais onde é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
A Unidade mais próxima é a Anhanguera I, na Rua Marcela Alves de Cássia, 175, Bairro: Jardim Jaraguá – Distrito São Domingos, no mesmo local há um Serviço de Assistência Médica Ambulatorial AMA que é preparada para atender pacientes em quadros de menor gravidade nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia. Os casos atendidos na AMA são aqueles que não necessitam de internação ou agendamento, tais como: febre, alergia, pressão alta, gripe, pequenos ferimentos, inalação, curativos, eletrocardiograma, cauterização e retirada de pontos. Em geral a AMA funciona em prédios anexos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um espaço composto por 4 consultórios, sala de emergência, salas de observação (1 para adulto, 1 para crianças), sala de RX, sala de espera e sala de apoio.
A equipe que integra cada uma das AMAS é formada por 2 médicos clínicos, 2 médicos pediatras e 1 médico cirurgião geral ou ginecologista, além de 2 enfermeiros, 4 auxiliares de enfermagem por turno, 4 agentes administrativos e 3 técnicos de Raio-X.
A AMA foi criada para facilitar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, buscando organizar e diminuir as filas de pacientes que apresentam casos de pequena gravidade nos Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
Em parceria com nossa Unidade temos programado palestra sobre primeiros socorros, higienização bucal e pediculose e outras a combinar.
A maioria das crianças e suas famílias são atendidas nessas Unidades de Saúde.

·                    Campo Escola Jaraguá – Escoteiro do Brasil – O Campo Escola Jaraguá, é administrado pela EUB Regional de São Paulo. É o centro de treinamento do escotismo Paulista, montado para cursos e atividades junto à natureza. Está localizado dentro do Parque Estadual do Pico do Jaraguá, ocupando uma área de 160.000 m² subdividida em três campos contendo área para acantonamento: diversos alojamentos, quiosque, barracas montadas, lavatórios, salas de reuniões, sanitários, quartos para chefias, refeitórios, churrasqueiras e muito área verde.
Todo este espaço é ao lado da nossa escola e as professoras podem planejar várias atividades para serem desenvolvidas no local, já fizemos vários piqueniques e festa de encerramento do ano letivo. Só passear por lá já vale a pena, pois é possível correr, pular, observar as carpas, as tartarugas no lago e de vez em quando os macacos querem dividir o lanche do piquenique.

·                    CEU Vila Atlântica - Professor João Soares Filho: Endereço: Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 – Jaraguá – São Paulo – SP Telefone (11) 3901 8743 ou (11) 3901 8744.
Os CEUs – Centros de Educação Unificados são complexos educacionais que incluem creche, escola de educação infantil, escola de ensino fundamental, playground, centro comunitário, teatro, cinema, biblioteca, quadras de esportes, piscinas, vestiários, ateliês, estúdios para oficinas de vídeo, TV, rádio e fotografia, tele centro, pista de skate e área verde.
De acordo com sua concepção original, o CEU é um pólo que articula diversos equipamentos públicos urbanos dedicados à educação, às práticas esportivas, recreativas e culturais, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, jovens e da comunidade.
Nossa Escola já fez uso do teatro para apresentação das crianças aos pais e familiares. As crianças apropriaram-se do espaço e de uma linguagem que de certo marcou para sempre a vida delas e de suas famílias e com certeza as nossas.
Algumas vezes já fomos convidados para assistir apresentações de peças de teatro e musicais e atendemos aos convites com as crianças e suas famílias.
Para este ano letivo planejamos encontros com a Gestão do CEU para maior integração entre nossa escola e este equipamento, e dentro das ações previstas em seu Projeto Político Pedagógico nos incluirão.

·                O Parque Estadual Pico do Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. É representado pelo icônico morro do Jaraguá, onde está localizado o Pico do Jaraguá, que representa o ponto mais alto da cidade de São Paulo com 1.135 metros de altitude, proporcionando ao visitante um vislumbre inusitado e belo da maior cidade da América Latina.
Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, tem como vizinhos os bairros de Perus, Pirituba e Parque São Domingos, além do município de Osasco.
Está localizado próximo à nossa escola, as crianças e suas famílias utilizam este espaço para lazer aos finais de semana e feriados.
Nossa escola promove alguns passeios ao local, para palestras, realização de trilhas e piqueniques, além de receber na unidade funcionários do parque para proferirem palestras sobre o cuidado com o Meio Ambiente, reciclagem e reaproveitamento de materiais para criação de brinquedos.
O objetivo é solidificar ainda mais esta parceria, proporcionando uma educação ambiental às crianças e suas famílias, fazendo-as a enxergar e se apropriar do parque não só como um local de lazer, mas também como um meio de preservação da natureza.

3.6- DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
O Projeto Político Pedagógico não se constrói a cada ano, mas vamos trabalhando para melhorias e avanços num processo constante.
Em 2013 como problematização para o coletivo da escola, entre muitos temas, a realização da discussão do Regimento Escolar foi um deles. Na oportunidade não foi possível realizar a discussão deste documento a contento, sendo decidido que retomaríamos em 2014 no Projeto Especial de Ação.
Em 2014, após reflexões, percebemos que as discussões ocorrendo no PEA atenderiam ao grupo docente, além da necessidade de ampliar para toda a comunidade educativa (crianças, pais, professores em JBD, quadro de apoio e equipes terceirizadas), sendo preciso à discussão e reflexão do Regimento com todos os segmentos e então, definimos como tema para o Projeto Político Pedagógico A Reelaboração do Regimento e a Gestão Participativa.
            O Conselho Mirim previsto no Regimento Escolar é um projeto envolvendo todas as turmas, favorecendo a formação para a participação, um espaço para as crianças discutirem e colaborarem com a reelaboração do Regimento e também em todos os momentos de decisão da Escola.
Outros pontos também foram levantados: embora nossa escola seja um prédio novo, inaugurado em 2008, há uma construção ao lado, que vem causando bastante transtorno, e desde então buscamos alternativas para melhor atender as crianças e suas famílias. Sendo assim, os mais marcantes e com maior ênfase são aqueles que convergem para a reorganização dos espaços, um tanto comprometidos com a obra e a reorganização orçamentária.
O desenvolvimento do trabalho pedagógico pautado na Pedagogia de Projetos em nossa escola vem desde 2008 e o grupo vem estudando, trocando experiências e aprimorando seus olhares, escutas e fazeres.
  
4.  PROPOSTA CURRICULAR
            Os momentos para a organização da proposta curricular são permeados pelas discussões e reflexões de que cada educador se faz durante sua caminhada, desde as lembranças e conceitos do seu fazer enquanto aluno/criança. É comum ouvirmos: quando eu estudava era assim, ou, em casa era assim, eu aprendi assim, meus filhos aprenderam assim.
As concepções de cada educador quando estudaram há 30 anos, 20 anos, 5 anos, a história de cada um deve ser respeitada e valorizada, porém, trabalhamos num sistema de ensino municipal, que segue uma legislação federal e estadual, e que também tem sua própria legislação e cada governo traz seu plano.
O conflito entre o que cada um quer e acredita, o que quer fazer e como fazer, o como que está posto pelos documentos oficiais: concepção de criança, de escola, de professor, mais especificamente, de educador de criança pequena, são questões postas que durante os momentos de estudos e formação tentamos chegar a um consenso, pois trabalhamos em um espaço coletivo, que precisa ser construir coletivamente. Essa construção tem princípios a serem seguidos, e precisamos nesse espaço respeitar o tempo, o fazer e o percurso de cada educador. Então, retomamos o ponto primordial dos nossos fazeres e reflexões, o motivo de estarmos aqui, a criança.
Retomando as questões e colocando a criança como ponto de partida e protagonista em seu processo de construção, se faz necessário um trabalho que dê voz às crianças e uma escuta cuidadosa e ampliada para as vontades, desejos e necessidade dos pequenos, para tanto, ouvir as meninas e os meninos é primordial para os fazeres na escola de educação infantil, sendo assim, o Conselho Mirim como Projeto Orientador para o trabalho com as turmas se faz necessário, pois trabalhamos com a participação dos pequenos atores.
Procuramos então, buscar através dos momentos de formação, estudos, trocas de experiências e outros momentos importantes de construção, continuar avançando e chegar, cada vez mais, próximos de uma educação que respeite e cumpra os direitos da criança pequena:
  “(...) A crianças têm direito ao lúdico, à imaginação, à criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação com seus pares para a produção de culturas infantis e com os adultos, quando o cuidar e o educar são dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos do cotidiano das unidades educacionais”.(Orientação Normativa 1/13).
Deve ser o objetivo de cada educador traduzir esses conceitos em planejamento e prática, buscando através do estudo, da troca de experiências, do esforço individual e coletivo.
Procuramos organizar nossa Proposta Curricular respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos de que trata as DCNEI e ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
v    Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
v    Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
v    Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
            A reorganização dos espaços viabilizando o trabalho com as brincadeiras e as interações como eixo norteador, é um desafio todos os anos em nossa escola.
Este ano com a obra realizada ao lado, com muito barulho e poeira dificultou o acesso a alguns espaços, mas o esforço de muitos educadores superou alguns obstáculos, contudo é um dos pontos elencados como necessidade de melhorias em nosso PPP, para desenvolver os projetos e planejar atividades que contemplem os itens acima.
O trabalho pedagógico pautado na Pedagogia de Projetos, trabalho este que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2008 e com estudos, discussões, reflexões e troca de experiências nos aprimoramos cada vez mais.
Entendendo por projeto o que definem Barbosa e Horn 2008, p. 31:
“Conforme o Dicionário Aurélio (1995), a palavra projeto significa atirar longe, arremessar, planejar, isto é, pensar e/ou fazer uma ação direcionada para o futuro. É um plano de trabalho, ordenado e particularizado para seguir uma idéia ou um propósito, mesmo que vagos. Um projeto é um plano com características e possibilidades de concretização. Um plano de ação com finalidades que potencializam a capacidade de avaliar o futuro a quem o propõe ou o vive; que, por antecipar-se na consciência e ter como base o passado e o presente, oferece uma conseqüente capacidade metodológica para a escolha dos meios necessários para a concreta realização do plano. Um projeto pode ser esboçado por meio de diferentes representações, como cálculos, desenhos, textos, esquemas e esboços que definam o percurso a ser utilizado para a execução de uma idéia.
            Um projeto é uma abertura para possibilidades amplas de encaminhamentos e resolução envolvendo uma vasta gama de variáveis, de percursos imprevisíveis, imaginativos, criativos, ativos e inteligente acompanhados de uma grande flexibilidade de organização. Os projetos permitem criar, sob forma de autoria singular ou de grupo, um modo próprio para abordar ou construir uma questão e responde-la. A proposta de trabalho com projetos possibilita momentos de autonomia e de dependência do grupo; momentos de cooperação do grupo sob uma autoridade mais experiente e também de liberdade; momentos de individualidade e de sociabilidade; momentos de interesse e de esforço; momentos de jogo e de trabalho como fatores que expressam a complexidade do fato educativo.”  
Para 2014 continuaremos com a proposta de trabalho com projetos, sendo este, um caminho que atende às expectativas de trabalhar com meninos e meninas que devem ter contato com o conhecimento construído historicamente e serem valorizados também como produtores e co-construtores dos mesmos, participando e elaborando de forma ativa e autônoma da sua infância, as considerando sujeitos competentes, ativos, reflexivos e atuantes.
O Projeto com a turma deve ser desenvolvido pelo educador, escutando as vozes dos meninos e meninas, articulando e apoiando suas descobertas, criando condições para a produção do conhecimento de maneira integral e não fragmentada.
A duração do projeto é variável, respeitando peculiaridade e tempo de cada turma que pode desenvolver quantos projetos quiser ou necessitar.
Após o período de acolhimento em que o professor observa o grupo e cada criança individualmente, o educador elabora o projeto com a turma, com a escuta e olhar sensível para a criança, organizando o registro que o auxilie a promover um trabalho com crianças pequenas.
Para tanto, faz-se necessário a elaboração do Plano de Trabalho do Professor, que é o indicador da proposta deste para a organização dos espaços da sala e da rotina da sua turma, bem como os projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano letivo pela mesma, organizando e explicitando assim, suas intenções para o ano letivo e para o seu agrupamento, considerando os eixos e princípios norteadores do PPP da Escola.

4.1- CONSELHO MIRIM
            “Educar para a autonomia é desenvolver o potencial
existente em cada ser humano para superar seus medos,
inseguranças e preconceitos, com o objetivo de construir
um ser humano livre de egoísmo e individualismo
que o impedem de partilhar a vida coletiva
com os outros.”(Oliveira, p.77, 2008)

Colocar em prática o trabalho com crianças pequenas que traga para o cotidiano da instituição de educação infantil o protagonismo e a autonomia é o grande desafio de todos os educadores da EMEI Estrada Turística do Jaraguá. Para tanto, o Conselho Mirim como projeto de formação para participação dá norte à concretização de fazeres coletivos pautados em princípios que priorizam o protagonismo infantil, a escuta atenta dos meninos e meninas e a prática de uma educação democrática.

4.2-  COMEMORAÇÕES, FESTAS E HOMENAGENS

Nos encontros para construção do Projeto Pedagógico, nas reuniões pedagógicas e de conselho de escola, levantamos questões sobre comemorações, homenagens e festas. Conversamos sobre quais festas seriam realizadas na escola, como fazer a escuta aos demais pais e às crianças, sobre os momentos das festas e comemorações na escola, quais são significativos e quais cabem à escola?
 Ao pensarmos no papel da escola que deve agregar e somar a diversidade, concluímos que precisamos de momentos para reflexão no coletivo para entendermos os valores e a representatividade sociocultural das manifestações de cada povo e cultura que forma o povo brasileiro e como a escola respeita e agrega a diversidade em seu interior.
Somos um povo muito rico em história, etnia, cultura, linguagem e precisamos fazer de tudo isso uma bela construção, respeitando a todos e traduzindo em alegria, cores, comidas, música e harmonia. Para tanto, estudar, planejar, conversar e refletir é preciso.
Em uma das reuniões pedagógicas realizadas e nos encontros de formação iniciamos as discussões sobre as datas comemorativas e chegamos a alguns consensos: elas não devem orientar o plano de trabalho do professor, podem ser contemplados com critérios, lembrando que a escola é laica e os momentos de planejamento semanais devem ser espaços para reflexões, o cuidado com “produtos” para enviar à casa das crianças, evitar, por exemplo, ovos na páscoa.
Cada professor pode planejar e será providenciado, na medida do possível, os materiais para atividades, lembrando assim, a importância do planejamento. Vamos trabalhar para desconstruir o trabalho pautado em datas comemorativas e levantar datas significativas para nossa escola (crianças, professores e familiares).
Nos encontros discutimos e refletimos sobre a festa realizada em junho, enfatizando que a escola é laica e a cada ano vamos estudar como realizar a festa atendendo as necessidades e vontades de toda comunidade educativa. Nos momentos de formação e reunião do Conselho de Escola combinamos que o caráter da festa é cultural, não devendo ter reverência a nenhuma religião.
As apresentações das crianças são mais uma oportunidade de trabalhar as diferentes linguagens, a importância de aumentar e difundir um repertório musical para as crianças com músicas de todo o território nacional que fazem parte do folclore como frevo, xote, forró, enfim, músicas que enriqueçam o repertório das crianças e suas famílias, evitando músicas que façam apologia a sexo, sensualidade e a bebidas que não são apropriadas às crianças e a escola.

4.3-  EXPOSIÇÕES DAS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS
Desde o ano passado a proposta de apropriarmos a prática de expor as produções das crianças no dia-a-dia e nas reuniões de pais e responsáveis, tornando assim, estas reuniões ainda mais dinâmicas e atrativas, além de “imprimir” nos diferentes espaços da escola a identidade de cada criança.
4.4-  AULAS PASSEIOS
As aulas passeios fazem parte do currículo da Educação Infantil. As crianças aprendem também fora da sala e da escola, enfim, oferecermos variadas oportunidades para as crianças se apropriarem do mundo que as cercam.
As crianças foram ouvidas e querem ir ao cinema, ao Shopping, à praia, à piscina, ao parque, à cidade, querem conhecer coisas novas, e nós queremos levá-las a museus, teatros e exposições. Juntando tudo, teremos muitos passeios. Querem também ir ao zoológico, previsto como passeio com a comunidade.
A pesquisa realizada aponta que poucas famílias frequentam teatros, museus e cinemas. Contemplar na Educação Infantil o acesso a essas linguagens e espaços é nosso objetivo.
Além de prever a visita a outros espaços através das parcerias com CEUs, Escoteiros, Parque Estadual do Jaraguá e outras oportunidades que surgirem.




4.5-  PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A EMEI Estrada Turística do Jaraguá está praticamente dentro da reserva do Parque Estadual do Pico do Jaraguá, o que reforça a necessidade do trabalho com o cuidado do Meio Ambiente.
Neste ano, em parceria com a Monitoria do Parque Estadual Pico do Jaraguá e Campo Escola Jaraguá, temos o objetivo de ampliar o trabalho com o reaproveitamento e reciclagem de materiais, o cuidado com os animais e preservação da vegetação.
  
5-  AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A avaliação do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança elaborada em nossa unidade visa organizar uma documentação pedagógica que dê subsídio ao educador para perceber o percurso da criança, vivido dia a dia, tendo como referência a própria criança. O professor pode elaborar portfólios individuais e/ou coletivos, registros com fotos e vídeos para historicizar os momentos da criança e organizar síntese a ser entregue aos responsáveis a cada final de semestre, juntamente com a caracterização da turma.
Os registros que compõe a documentação pedagógica e o planejamento do professor estão intrinsecamente ligados. Os registros, elaborados através de uma escuta e um olhar atento sobre as hipóteses levantadas pelas crianças são indicadores para o planejamento do professor, momentos de retomar ou dar continuidade, qual projeto pode elaborar com a turma, os gostos e preferências que podem ser trabalhados coletiva ou individualmente.
A organização da documentação pedagógica para avaliação e planejamento são questões presentes nos momentos de formação. Neste ano o PEA retoma o Regimento Educacional, pois precisamos estudar e refletir sobre essas práticas tão importantes na Educação Infantil e que estão presentes no Regimento. Já avançamos em muitos pontos, porém, não são questões que se esgotam em si, todos os momentos de formação (reuniões pedagógicas, horários coletivos, reuniões de pais e reuniões de Conselho de escola), podem ser ricos momentos para contribuir com a discussão/reflexão e elaboração do processo de avaliação do Ensino/Aprendizagem da criança.
Segundo a Orientação Normativa nº 1 “a avaliação na Educação Infantil constitui-se em um elo significativo entre a prática cotidiana vivenciada pelas crianças e o planejamento do (a) educador (a). Para que ela se efetive é necessário acompanhar o crescimento das crianças na elaboração de suas hipóteses e conhecimento do mundo, não se restringindo a um rol de comportamentos desejados, mas sim como fundamento da ação educativa que parte da valorização da criança em suas manifestações”.
5.1-  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação da instituição deve ser feita por toda a comunidade educativa: gestores, professores, quadro de apoio, crianças, famílias, ou seja, todos que participam e colaboram com o processo educativo.
“Por ser centrada na instituição educativa, a avaliação possibilita que cada agrupamento possa olhar para o seu contexto e daí retirar informações e tomar decisões, permitindo, ainda, que sua análise leve em conta os fatores intervenientes na qualidade da educação, que se situem além da instituição educativa, em instâncias intermediárias do sistema educacional ou em seu contexto.”
 (Orientação Normativa nº1/2013)
Para ano de 2014 está previsto a avaliação da instituição pelos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil elaborado pelo MEC e favorecerá a elaboração do Plano de Ação Coletivo.


6- PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO
Os Projetos Especiais de Ação – PEAs são instrumentos de trabalho elaborados pelas Unidades Educacionais, que expressam as prioridades estabelecidas no “Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo” e no Projeto Político-Pedagógico, voltadas essencialmente às necessidades das crianças, definindo as ações a serem desencadeadas, as responsabilidades na sua execução e avaliação, visando ao aprimoramento das práticas educativas e conseqüentemente a melhoria da qualidade social da educação. O PEA é um projeto que tem especificações próprias de nosso sistema de ensino. Os professores que optam pela jornada de trabalho JEIF devem desenvolvê-lo de acordo com portaria especifica (Portaria SME 901 de 25/01/2014 que altera a Portaria SME 1.299 de 13/02/14). O Projeto Especial de Ação de nossa Unidade foi discutido e aprovado em reunião do conselho de escola com título “O Regimento Educacional e o Processo Educativo”.

6.1- JUSTIFICATIVA E ARTICULAÇÃO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais Educação São Paulo Portaria SME 5.930 estabelece a reelaborarão do Regimento Educacional das Unidades Escolares da RME.
Em nossa unidade o tempo para discussão e elaboração não foi suficiente, considerando ser este um instrumento que normatiza e define a organização e funcionamento das Unidades Educacionais, regulamentando as relações entre os diversos participantes do processo educativo e contribuindo para a execução do Projeto Político - Pedagógico, retomar as discussões do Regimento é uma necessidade para que todos os atores possam se apropriar e como instrumento normativo seja de fácil acesso e entendimento, favorecendo encaminhamentos para os fazeres de todos, em especial aos professores participantes do PEA.
Entendendo que os pontos elencados no regimento como: possibilitar a oferta de condições diferenciadas de tempo e experiências de aprendizagem aos educandos; o atendimento à criança com base na pedagogia da infância; que os espaços e tempos favoreçam o protagonismo infantil e atenda às crianças no que se refere ao cuidar e educar e contribuam para a construção da identidade e autonomia das crianças entre outras, são dimensões importantes e devem ser cuidadosamente retomados para contribuir com a prática docente e são o ponto de partida para o re/planejamento.
A “Orientação Normativa nº1 Avaliação na Educação Infantil: aprimorando olhares”, que contribuiu na reelaboração do regimento requer estudo, reflexão para que sejam apropriados e desencadeiem um processo de ação-reflexão-ação e tomadas de decisões, pertinentes a Educação Infantil que almejamos.  

6.2- OBJETIVOS
Propiciar ao educador condições de:
  • Participar das inúmeras reflexões que enfatizam as contribuições da Educação Infantil no desenvolvimento integral da criança, em especial nosso projeto, as crianças de 4 e 5 anos que frequentam a EMEI;
  • Apropriar que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, integral e social, complementando a ação da família e da comunidade;
  • Criar mecanismos para que a Avaliação na Educação Infantil seja realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança e expedir documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança;
  • Favorecer apropriação dos itens II (Concepção de Educação Infantil), III (Concepção de Criança/Infância), IV (Concepção de Currículo), V (Perfil do Educador da Infância), VI (Participação da Família), VIII (Contextualizando a Avaliação na Educação Infantil), IX (Avaliando o Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança), XI (Registrando o Processo de Avaliação) da Orientação Normativa nº1/13. 
7-  ATENDIMENTO AOS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Iniciamos o ano letivo com o período de adaptação em que acolhemos as crianças e suas famílias. É um período de adaptação para todos: as crianças, famílias, professores, gestores, quadro de apoio, enfim, toda a comunidade educativa fica atenta a chegada das crianças. As crianças que já freqüentavam a escola chegam para novas turmas na maioria das vezes trocam de professor, de rotina etc. Neste período atentamos às necessidades de cada criança e quando necessário é feito um horário diferenciado.
Quando percebemos algum “sinal de alerta” chamamos a família para conversar, se necessário pedimos orientação a equipe de CEFAI.
A família que relata durante a matrícula que a criança tem alguma deficiência, doença ou transtorno é marcada uma entrevista com a equipe gestora que pede documentação necessária e faz os encaminhamentos junto a supervisão e a equipe do CEFAI antes do início das aulas para que seja feito o acolhimento/adaptação adequado a necessidade educacional especial da criança e da família  no que for  necessário.
A qualquer tempo que a criança com necessidade educacional especial é matriculada, ela e sua família passam por um período de adaptação, para conhecerem o espaço e a equipe gradativamente. Esse período também nos ajuda a conhecermos a criança e a família e nos adequarmos.
O momento de ir à escola muitas vezes cria grande expectativa, um local diferente, longe das pessoas que estão acostumadas, um tempo de separação que muda a rotina da criança, da família e também da escola, principalmente quando a criança requer uma atenção especial.
Esse momento pode ser difícil para a criança e às vezes mais difícil ainda para a família que nunca se afastou da criança e que tem mais receios do mundo, que precisa ser também acolhida e ter confiança com quem vai deixar a criança.
A escola por sua vez, tem suas dificuldades e precisa de um tempo para se adaptar à nova rotina e às necessidades da criança e da família.
            As crianças atendidas na Unidade contam com auxilio de estagiária do CEFAI e receberemos para o mês de maio uma AVE (Auxiliar de Vida Escolar), que atenderá em período de oito horas.
Recebemos a visita de uma T.O. (Terapeuta Ocupacional) que fez adaptações no parque.
            As discussões e reflexões sobre inclusão estão sempre presentes nos momentos de estudo. Sabemos da importância de acolhermos as crianças com necessidade educacional especial, mas sabemos também que a redução do número de crianças por turma garantiria mais qualidade e inclusão a todas as crianças.
A formação dos professores em serviço e os PAAIs (Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão) também dariam maior suporte necessário às Unidades que recebem a criança NEE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Parecer 022/98 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1.998;
- BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Parecer 05/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009;
- BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MEC – Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília, 2009;
- HOFFMAN, Jussara Maria Lerch - Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2010. (2. Ed. Atual. Ortog.);
- SME/DOT. Orientação Normativa nº 01/2004: Construindo um regimento da infância. SP: SME/ATP/DOT, 2004;
- Edwards Carolyn, GandiniLella, Forman George - Cem Linguagens Da Criança, As - A Abordagem De ReggioEmilia Na Educação Da Primeira Infância - Editora: Artmed;
- Beneke, Sallee; Helm, Judy Harris-O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil;
- Projetos Pedagógicos na Educação Infantil – Maria Carmen Silveira Barbosa – Maria da Graça Souza Horn;
- A paixão de conhecer o mundo – Madalena Freire;
- Avaliação: respeitar primeiro, educar depois – Jussara Hoffman;
- Kramer Sonia - Propostas Pedagógicas Ou Curriculares De Educação Infantil: Para Retomar O Debate. (PUC RIO).
- Regimento Educacional da EMEI Estrada Turística do Jaraguá.
-Oliveira, Solange de Lima – Formação para a participação: Perspectivas Freireanas para Educação Infantil no Município de Diadema, São Paulo, São Paulo, 2008.



ANEXOS




ANEXO I
PESQUISA SOCIOCULTURAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA
EMEI ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ

PESQUISA SOCIOCULTURAL




Sr. Responsável

Estamos redimensionando o Projeto Político-Pedagógico da nossa escola, para isso precisamos da colaboração de todos.
Segue pesquisa que tem por objetivo o perfil sociocultural das crianças matriculadas na EMEI e das respectivas famílias.
Art.51-O Projeto Político-Pedagógico indica o conjunto de decisões definido pela comunidade educativa, consolidado em um plano orientador que expressa o compromisso com o alcance das metas de aprendizagem e desenvolvimento para cada agrupamento na Educação Infantil.
( Regimento da EMEI).
Atenção: Assinalar 1 ou mais alternativa quando necessário. Em caso de duvidas entrar em contato com a escola.



1- Quem é o responsável legal da criança. Obs. Os pais são responsáveis naturais da criança ou aquele/aquela que tem documentação expressa fixada pelo Juízo da Infância e da Juventude.
(  )O pais
(  )Outros____________________________

2-Profissão dos pais ou responsável
Pai _________________________________
Mãe_________________________________
Responsável legal _____________________

3-Com quem mora a criança?
(  )Mora com o pai ea mãe
(  )Mora só com amãe
(  )Mora só com o pai
(  )Mora com os avós
(  ) Outros ___________________________

4-Quantos irmãos tem a criança.
(  ) nenhum
(  ) 1 irmão (ã)
(  ) mais de 1 (um)Quantos_______________





5-Com quem fica a criança quando não está na escola?
(  ) Pais/responsável legal
(  ) Avós
(  ) Irmão
(  )Cuidador/ Cuidadora
(  )CCA / Escola
(  )Outros ____________________________

6-Como a família chama a criança.
(  ) Apelido
(  )Primeiro nome
(  )Segundo nome
(  )Bebe
Outros ______________________________

7-Área onde reside a criança.
(  )Conjunto Habitacional Turística
(  )Nova Esperança
(  )Sol Nascente
(  )Jardim Nardini
(  )Santa Terezinha
(  )Outros________________________

8-Tipo de moradia
(  )casa de alvenaria térrea
(  )casa de alvenaria sobrado
(  )casa de madeira
(  )Apartamento
(  )outros

9-Nível de escolaridade dos pais
Não estudou
(  ) Mãe      (  ) Pai
Ensino Fundamental Incompleto
(  ) Mãe      (  ) Pai
Ensino Fundamental Completo
(  ) Mãe      (  ) Pai
Ensino Médio Incompleto
(  ) Mãe      (  ) Pai
Ensino Médio. Completo
(  ) Mãe      (  ) Pai
Ensino Técnico.
(  ) Mãe      (  ) Pai
Qual __________________________
Curso Superior Incompleto
(  ) Mãe      (  ) Pai
Curso Superior Completo.
(  ) Mãe      (  ) Pai
Qual __________________________

10-Renda familiar
(  )Menos de 01salário mínimo
(  )1 salário mínimo
(  )2 a 3 salários mínimos
(  )Mais de 4

11-Quantidade de pessoas por residência
(  )De 01 a 03pessoas
(  )De 04 a 06pessoas
(  )Mais de 07pessoas

12-A família e/ou a criança participam de algum programa social do governo?
(  )Bolsa Família
(  )Bolsa Alimentação
(  )Renda- mínima 
(  )Bolsa Escola
(  )Começar de Novo
(  )Nenhum

13-Quantas pessoas trabalham com remuneração na casa?
(  ) 1 pessoa
(  ) 2 pessoas
(  ) 3 pessoas
(  ) 4 pessoas
(  ) Nenhuma
(  ) Outros ___________________________






14-Religião da família
(  )Católica
(  )Evangélica
(  )Espírita
(  )Budista
(  )Umbanda
(  )Candomblé 
(  )Ateu
(  )Outras ____________________________

15-Divertimento diário da criança
(  )Assistir TV
(  )Vídeo Game
(  )Computador / Tablet
(  )Brincadeiras em casa
(  )Brincadeiras na rua
(  )Outros ____________________________

16-Passeios realizados pela família
(  )Parques públicos
(  )Cinema
(  )Teatro
(  )Museu
(  )Visita a parentes
(  )Shopping
(  )Outros ____________________________

17-Opção Musical da família
(  )Sertaneja
(  )Forró
(  )Funk
(  )Gospel
(  )MPB
(  )Samba
(  )Pagode
(  )Rock
(  )Axé
(  )Infantil
(  )Outros ____________________________

18-Programação que a criança assiste na TV?
(  ) Infantil. Qual_______________________
____________________________________
(  )Novela.  Qual_______________________
____________________________________
(  )Filme. Qual_________________________
____________________________________
(  )Noticiários Qual_____________________
____________________________________
(  ) Outros ___________________________
____________________________________



19-Como a criança utiliza o computador/ tablet na residência?
(  ) Jogos
(  ) Vídeos
(  ) Redes Sociais
(  ) Pesquisas
(  ) Não possui
(  ) Outros ___________________________



20-Acesso a informação da família
(  )TV
(  )Internet

21-Hábitos de Leitura da família

(  ) Sim      (  ) Não

Quais_______________________________

22-Qual expectativa com a EMEI
(  ) Brincar
(  ) Interagir
(  ) Cuidar
(  ) Educar
(  ) Outros____________________________


(  ) Revista
(  )Jornal Impresso
(  )Outros ____________________________

Complementos que acreditem ser necessários.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Dados da Criança
Nome da criança__________________________________________________________
Nome da Mãe ____________________________________________________________
Nome do Pai____________________________________________________________
Nome do (s) Responsável (eis)______________________________________________
Endereço:Rua___________________________________________________nº______


CEP _____________ Tel. Residencial ______________
Tel Comercial _______________ Tel Celular _______________________



[1] Dados levantados através de Pesquisa sócio-cultural enviada a todas as famílias atendidas pela unidade. Anexo I deste trabalho.

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